Portifolio 1 de informatica aplicada
OS Dispositivos de entrada são os responsaveis pelas informações e dados solicitados pelo usuario. A maioria dos dispositivos de entrada permite controlar programas e acessar banco de dados. As funcionalidades dependem do tipo de dispositivo.
Teclado
O teclado é um dispositivo de entrada de dados composto de um conjunto de teclas, associadas aos caracteres utilizados para escrita e para controle (letras, algarismos, sinais de pontuação, teclas de movimentação de cursor, teclas de função, etc). A parte visível do teclado é o conjunto de teclas. Por baixo das teclas, existe uma matriz de condutores que, quando uma tecla é pressionada, fecha contato entre dois de seus condutores, de forma que um processador (processador de teclado) possa identificar qual tecla foi pressionada. Uma vez identificada a tecla, esta informação é codificada e enviada para o processador principal do computador.
Mouse
O mouse de computador é um dispositivos de entrada muito conhecido, e facilita muito a navegação. Os movimentos efetuados pelo mouse sobre uma superfície plana ou sobre um tapete para mouse são digitalizados e enviados para o computador como instruções na forma de dados. Enquanto os mouses mais antigos usavam uma bola inserida na parte inferior para identificar os movimentos, os novos mouses ópticos usam um feche de luz onde consegue traçar suas coordenadas. Os mouses podem ser ligados ao computador com cabo ou wireless.
Mesa Digitalizadora
“Um tablete gráfico (ou mesa digitalizadora) é um dispositivo periférico de computador que permite a alguém desenhar imagens diretamente no computador, geralmente através de um software de tratamento de imagem. Tabletes gráficos consistem de uma superfície plana sobre a qual o utilizador pode “desenhar” uma imagem usando um dispositivo semelhante a uma caneta, denominado “stylus”. A imagem geralmente não aparece no tablete propriamente dito, mas é exibida na tela do computador. É interessante