respostas imunologia
A) O estudante teve seus mastócitos sensibilizados por IgE ao entrarem em contato com o alérgeno. Os mastócitos foram ativados para secretar os seus mediadores, caracterizando um tipo de hipersensibilidade, que é a produção de IgE especifico após exposição inicial a um alérgeno. A sequência de eventos no desenvolvimento das reações de hipersensibilidade imediata consiste na produção de anticorpos IgE em resposta a um antígeno, na ligação cruzada da IgE a receptores de Fc dos mastócitos, na ligação cruzada da IgE ligada pelo antígeno reintroduzido e na liberação de mediadores dos mastócitos. Alguns dos mediadores provenientes dos mastócitos causam um rápido aumento na permeabilidade vascular e na contração do músculo liso. Essas reações podem ocorrer minutos após a reintrodução do antígeno no individuo hipersensibilizado, daí a designação hipersensibilidade imediata. Outros mediadores de mastócitos são as citocinas, que recrutam neutrófilos e eosinófilos ao local de reação durante muitas horas. Esse componente inflamatório da hipersensibilização imediata é denominada reação de fase tardia.
B) Hipersensibilidade do tipo I, imediata.
2) A) Como houve corte profundo, ocorreu o contato com o antígeno, sendo necessária a aplicação do soro, que é uma preparação de anticorpos já prontos para o uso na defesa do organismo afim de evitar a sensibilização e danos ao paciente.
A vacinação é um método profilático que levaria um tempo superior ao período de incubação do bacilo para produção de Ig, portanto o soro é mais eficiente no combate a este antígeno.
b) Não, o soro é uma resposta passageira e não produz memoria imunológica. O correto seria a paciente tomar as doses da vacina corretamente, conforme indicação do profissional de saúde. 3) ELISA. Este método consiste na interação Ag-Ac, em que são adicionados anticorpos específicos para o antígeno de interesse (anticorpos neutralizadores da proteína bacteriana). Ao adicionar estes