resumo da escola da vida
Didática
Manaus – 2011
Geysa Lorena Maricaua Alcãntara
PGM03S1
Didática
O Resumo apresentado ao Centro Universitário do Norte – UNINORTE, como requisito parcial para obtenção de nota do Bimestre em Didática, ministrado pela professora Débora Gomes.
Manaus - 2011
A chegada de Michael D’Angelo para substituir o professor de História Stormin Norman, eleito o professor do ano por 43 temporadas, abala o sistema pedagógico da tradicional escola Falbrook. Sua conduta desperta a veneração dos alunos que estavam acostumados com aulas meramente expositivas. Também obtém o respeito e a admiração dos colegas de trabalho que o consideram como modelo. Exceto Matt Warner filho de Stormin , que ministra as aulas de Biologia e almeja receber o titulo tão cobiçado por todos, sentindo-se ameaçado passa a competir obsessivamente com o popular com o sr.D.
O novato adota uma metodologia cognitivista, na qual o aluno está inserido como sujeito crítico e consequentemente detém autonomia para aplicar o que aprendeu em sua própria vida. Sendo assim, o Sr. D. leva-nos a perceber que a supervalorização de conhecimentos estéreis como verdadeiros dogmas, não oferece grandes contribuições para a formação do caráter do cidadão. A proposta não é extinguir os conteúdos ou aulas, e sim, resignificá-los para que os alunos tenham o direito de questionar e manipular a informação que lhe é apresentada. Com isso, o educador pode compreender que o sucesso educacional não depende exclusivamente dele, mas também da participação do aluno, já que ninguém é detentor da sabedoria. Nesse processo, o erro é um ensaio para o acerto, e assim o educando saberá lidar tanto com os resultados positivos quanto com os negativos.
A comédia Escola da vida favorece-nos uma reflexão através de personagens como Matt Warner que mimetiza a vida moderna em que a preocupação com o ter substitui o ser.