Resumo: "a escola da vida"
O professor substituto adotara uma metodologia em que o aluno deixa de ser um mero receptor e passa a ser um aluno crítico e autônomo. Permitindo assim que os mesmos tenham direito de discutir e questionar as informações que lhe são apresentadas.
A concepção historiográfica trabalhada pelo professor D’ Ângelo é a concepção dos Annales onde o jovem professor busca elementos em diversas fontes e situações para ensinar história. Um professor idealista que vai além dos conteúdos, e com isso conquista alunos e colegas de trabalho, assustando aqueles conservadores que fazem dos alunos meros receptores, suas aulas são dinâmicas fazendo com que os seus alunos participam e aprendam.
Os dois professores trabalhavam com métodos pedagógicos completamente antagônicos, o Sr. “D” utilizava a tendência liberal renovadora e o Sr. Matt Normam a tendência liberal tradicional. Diante do sucesso conquistado pelo senhor “D” e o fracasso do professor Matt com sua forma de ensino, houve uma grande mudança na prática educativa dos professores.
A conduta do senhor “D” fez com que o professor de biologia que até então utilizava o sistema pedagógico tradicional mudasse o seu procedimento passando a adotar a mesma metodologia e concepção historiográfica que o professor D’ Ângelo