Resumo do filme escola da vida
Escola da Vida
Este filme fala sobre a vida de um professor muito admirado em uma escola, ele consegue ser simpático e realiza todas as suas tarefas de maneira brilhante. Tantas características positivas geram a inveja de um dos seus companheiros de trabalho, que quer fazer de tudo para acabar com o prestigio do outro. Contudo, a vida dá grandes voltas e se mostra uma verdadeira escola. As diferentes metodologias utilizadas pelos professores.
Alguns utilizam um sistema de ensino em um formato dogmático enquanto o outro professor, Sr. D., recorre a uma metodologia mais dinâmica que busca atrair a atenção dos alunos, utilizando aquilo que eles já sabem e que estão acostumados em seu dia-a-dia, para construir novos conhecimentos. Tal atitude procura expandir o conhecimento dos alunos partindo do que eles já estão em contato e dando a oportunidade da participação dos mesmos, o que não ocorre com as demais aulas, em que os professores tentam transmitir a idéia de que somente eles são portadores do conhecimento, e que o aluno não pode colaborar com o processo de aprendizado. O professor Matt Warner representa os seus interesses próprios, e a necessidade de reforma na ideologia do educador está em, no segundo plano.
O filme é uma obra, que nos leva a refletir, buscando meios para tornar o ensino mais produtivo e embasado. Devemos fazer com que o aluno não seja somente um reprodutor do conhecimento, mas ele deve ser um produtor e construtor de saberes. O que o educando aprende não deve ter impacto somente no instante em que está estudando e abordando determinado assunto, mas, deve ser parte fundamental de construção de seu caráter e de seu futuro.
Porque as maiores lições não são ensinadas em sala de