Resumo a escola da vida
Introdução: Maylla
Esta fase histórica é caracterizada pela inserção das massas populares aliadas ao empresariado, na luta contra as oligarquias ainda existentes no país.
Durante este período ocorreu a entrada do capital estrangeiro, dando impulso ao processo de industrialização , já em andamento no país. Ao mesmo tempo, os debates sobre formas de governo se intensificavam e se tornavam questões fundamentais no meio educacional.
Amanda : No fim do período delineava-se ai duas tendências: a populista e a antipopulista. Desta forma, foram se esboçando duas possibilidades para o Brasil, as quais Ianni denominou de modelo socialista e modelo internacionalista. É nesse contexto que se insere a educação, onde a politica educacional de reflete essa fase é a ambivalência dos grupos de poder. A constituição de 1.946 atribuía à União competência de legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Dessa forma, Clemente Mariani (ME) instituiu Comissão de educadores para estudar e propor um projeto de reforma geral da educação brasileira. Em 1966 o Decreto – Lei nº. 9053 desobriga o curso de Didática. Obriga as faculdades de Filosofia a manterem um Ginásio de Aplicação, onde praticavam os alunos de Didática. Obrigava ainda um curso de Psicologia Educacional na Faculdade..
A menina: Em 1961 sob a vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação o Parecer de nº. 292/62 do Conselho Federal de Educação fixa currículos mínimos e estabelece as disciplinas pedagógicas: Psicologia da Educação (adolescência e aprendizagem); elementos da Administração escolar; Didática e pratica de ensino, sob a forma de estagio supervisionado. Nos anos de 1.948 e 1.961 pode ser observado o predomínio da concepção humanista moderna e, consequentemente, do escolanovismo na educação. Durante esse período, desenvolveram-se, lutas ideológicas ao redor da oposição entre escola particular e defensores da escola