Entrevista Historia da Educação III
Identificação
Nome: Luzia de Cápua Fuzaro
Ano de Nascimento: 1942
Atividade profissional: Aposentada
Ano de início da escolarização: 1949
Estudos realizados (pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, superior, etc.): Ensino Primário (1ª a 4ª série).
Número de irmãos: 7
Quantos estudaram e em que nível: Apenas dois completaram o ensino fundamental e cinco cursaram somente o ensino primário.
I. Trajetória de escolarização
a) Frequentou o maternal e/ ou a pré-escola? Onde? Quando? Por que não frequentou?
Não havia maternal e/ou pré – escola na minha época.
b) Ensino fundamental: Cursou o ensino primário (as primeiras séries do ensino fundamental)? Cursou o ensino ginasial (segundo ciclo do ensino fundamental)? Onde? Quando? Estudou em escolas públicas ou particulares? Quais eram as facilidades e dificuldades de estudar na época de sua infância? Como era o ensino em relação à exigência dos professores e em relação aos exames (avaliação / promoção / reprovação / recuperação)?
Se não estudou: por que razão? Quais foram os problemas que o impediram de estudar?
Estudei somente até o Ensino Primário, em Anhumas (São Paulo) na escola Cel. Francisco Whitacker, no período de 1949 a 1953. Naquela época para continuar nossos estudos tínhamos que pagar, e como meus pais não tinham condições para custear os estudos de cinco filhos juntos, paramos ao concluir a chamada hoje 4ª série. Assim que finalizávamos o primário começávamos trabalhar na roça para ajudar a família.
Nosso método avaliativo eram provas e tarefas. A escola era muito exigente, caso houvesse algum aluno que ficasse abaixo da média era reprovado e precisava frequentar novamente a série, com pressão não somente dos pais, mas também de toda a escola e do delegado do ensino que uma vez por semana se encontrava com tal aluno para um teste oral. c) Cursou o ensino secundário (atual ensino médio)? Onde? Quando?
Havia ginásios ou colégios públicos na