malandragem brasileira
1.1 Conceito
1.2 História
3. Malandragem no Cotidiano
4. Malandragem na Política
5. Malandragem na Engenharia Civil
6. Considerações Finais
7. Referências Bibliográficas
ANEXOS
1. INTRODUÇÃO
1.1 CONCEITO:
MALANDRAGEM: maneiras em comportamentos e ações ulitizadas para obter vantagem em certas situações, maneiras, muitas vezes, que levam a pessoa ao erro para se obter alguma coisa ilicitamente, manipulando-as. Muitas vezes vista como sinal de esperteza, tipicamente brasileiro, juridicamente é definica como dolosa (crime).
O malandro representa uma espécie de herói brasileiro, que é valorizado por sua maneira de bem viver e de gozar das boas coisas da vida, sem necessariamente trabalhar ou seguir as normas sociais.
“(...) não há no Brasil quem não conheça a malandragem, que não é só um tipo de ação concreta situada entre a lei e a plena desonestidade, mas também, e sobretudo, é uma possibilidxde de proceder socialmente, um modo tipicamente brasileiro de cumprir ordens absurdas, uma forma ou estilo de conciliar ordens impossíveis de serem cumpridas com situações específicas, e – também – um modo ambíguo de burlar as leis e as normassociais mais gerais.” (DAMATTA, 2001)
1.2 HISTÓRIA:
Em meados na metado do século XX, foi filtrado na memória, com um certo romantismo, as letras do samba. Obviamente não existindo um manual para “como ser malandro”, porém a atitude, o comportamento e o dia-a-dia de uma malandro é retratado pelas artes.
O samba "Lenço no Pescoço", escrito por Wilson Batista em 1933, tornou-se um "hino" da "malandragem brasileira". Suas estrofes descrevem com precisão o modo de vida de um malandro típico:"Meu chapéu do lado / Tamanco arrastando / Lenço no pescoço / Navalha no bolso / Eu passo gingando / Provoco e desafio / Eu tenho orgulho / Em ser tão vadio. / Sei que eles falam / Deste meu proceder / Eu vejo quem trabalha / Andar no