genito urinarios
São Mateus
2013
Introdução
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormonas. Normalmente, o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos.
O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, os sistemas endócrinos em conjunto com o sistema nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
Sistema Endócrino
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamados por que lançam sua secreção (hormônios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo.
De onde vem os hormônios?
Os hormônios são produzidos por órgãos especializados, denominados glândulas endócrinas. A principal característica dessas glândulas é que elas liberam seus hormônios diretamente no sangue, pelo qual são levados aos órgãos alvo as partes do organismo sobre as quais devem atuar. As células desses órgãos possuem receptores especiais que “reconhecem” e fixam o hormônio que devem agir sobre elas. O conjunto dessas glândulas compõe o sistema endócrino. As principais glândulas endócrinas do organismo são: hipotálamo, hipófise, tireóide, paratireóide, supra-renais, glândulas sexuais ( ovários e testículos) e pâncreas. A produção e a liberação de hormônios pelas glândulas endócrinas são reguladas pelo sistema nervoso ou por outros hormônios quase todos produzidos pela glândula hipófise. Alguns desses hormônios atuam