Resumo critico: As tecnologias de informaçao e comunicaçao nas reformas educativas em portugal
Curso de Filosofia
Disciplina: Tópicos Especiais de Ética
Professora: Lívia Carvalho Santos
Aluna: Maria Prima Neta
As tecnologias de Informação e Comunicaçao nas reformas educativas em Portugal
RESUMO – Este trabalho tem o objetivo de apresentar em resumo como aconteceu a Reforma educativa em Portugal com o intuito de introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar. Palavras-chave: As tecnologias de Informação e Comunicação nas reformas educativas em Portugal.
INTRODUÇÃO
Ao entrar em vigor em 2001-2002 a reorganização curricular para os ensinos básicos e secundários do sistema de ensino em Portugal. A reformar do Novo Milenio em caráter instrumental as tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), estas foram integradas em todos os ciclos de aprendizagem na área de formações interdisciplinares.
No ato educativo é preciso que se entenda que sua essência é um processo comunicação referindo-se a recursos/meios didáticos, hoje chamado de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. E é nesse contexto que que a análise dos recursos didáticos/TIC na escola portuguesa tomo como fonte de pesquisa os documentos do arquivo da Escola Secundária Sá de Miranda, escola que possui traços antigos pois, na sua origem em 1836, chamava-se Liceu Nacional Braga.
1. Os primórdios: a penúria de meios e a arte de bem dizer
Ao olhar o como ocorreu a fundação do Liceu, num edifício doado pelo Arcebispo de Braga, e anos depois transferido para o Seminário S. Pedro e logo depois para o Convento da extinta Congregação do Oratório, percebe-se que suas condições sempre foram de precariedades. Realidade que foi informada ao governador da época quando o reitor em carta apresenta a necessidade de instalar os liceus em edifícios que apresentassem espaço para salas próprias e que se fosse possível exercer as funções escolares como ensino e higiene e a disciplina. Fato que apresentou melhora em 1921 quando ocorre a