fichamento
Introdução: a sociedade pedagógica
A ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levam, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Contudo, apesar disso, a Pedagogia como campo de estudos específicos vive, hoje, no Brasil, um grande paradoxo. Por um lado, observamos uma movimentação na sociedade mostrando uma ampliação do campo do educativo com a consequente repercussão no campo do pedagógico. Por outro, a desvalorização causadas pelos intelectuais e profissionais que a taxam apenas como docência ou área especifica do conhecimento.
Entretanto, a sociedade atual é eminentemente pedagógica, ao ponto de ser chamada de sociedade do conhecimento. Os vínculos entre educação e economia, as mudanças recentes no capitalismo internacional colocam novas questões para a Pedagogia. Não é causal que parcela do empresariado, surpreendentemente, esteja redescobrindo o papel da escola na formação geral, para além do interesse pela requalificação profissional. De fato, com a “intelectualização” do processo produtivo, o trabalhador não pode mais ser improvisado. Portanto, verificamos, assim, uma ação pedagógica múltipla na sociedade, em que o pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal, criando formas de educação paralela, desfazendo praticamente todos os nós que separavam escola e sociedade.
Natureza e identidade da Pedagogia. O que é a Pedagogia, quem é o pedagogo?
De acordo com senso comum, trabalho pedagógico seria o trabalho de ensinar, de modo que o termo pedagogia estaria associado exclusivamente a ensino. Foi essa ideia que permaneceu e continua viva na experiência brasileira de formação de professores.
No entanto, a pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar de crianças,