Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso controla todas as atividades físicas e inconscientes, sendo formado por bilhões de células nervosas, chamadas neurônios, que captam informações vindas do interior e exterior do corpo. O sistema Nervoso (SN), com base nos critérios anatômicos, se divide em : Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).
Divisão Anatômica do Sistema Nervoso:
SNC: corresponde ao Encéfalo e a Medula Espinhal
SNP: corresponde os nervos cranianos e os espinhais
O SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O Sistema Nervoso Central possui órgãos que estão envoltos por estruturas esqueléticas, o crânio que garantem a proteção do Encéfalo e a coluna vertebral que protege a Medula e também membranas denominadas Meninges.
As Meninges localizam-se entre as estruturas esqueléticas e os órgãos do SNC. Possuímos 3 meninges:
Dura – Máter: mais resistente e em contato com os ossos
Aracnóide : delicada e fibrosa.
Pia – Máter: delgada e vascularizada
Entre a Aracnóide e a Pia – Máter há um espaço preenchido por um líquido chamado Cefalorraquidiano ou líquor. Caracteriza-se por ser uma solução estéril, incolor, salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Outra função deste líquido é fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroides ( estruturas encontradas nos ventrículos do SN onde é produzido a maior parte do líquido cefalorraquidiano), epitélio ventricular e espaço subaracnóide em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
NEUROGÊNESE:
Durante o período embrionário o Ectoderma ( camada exterior do embrião em desenvolvimento) sofre uma invaginação dando origem ao sulco neural, que se fecha e origina o tubo neural. Este