Resumo civil
O campo da construção civil vem se desenvolvendo de maneira expressiva, fazendo aumentar a demanda por produtos de cimento e resultando no aumento da produção nas indústrias de artefato de concreto. Essas indústrias nem sempre possuem uma estrutura e gerencia capaz de oferecer condições adequadas ao trabalhador no que diz respeito a saúde, segurança e ambiente de trabalho. Por isso tem-se a necessidade de introduzir mecanismos que auxiliem na prevenção de acidentes trabalho.
Em 2010 foram registrado 3.315 acidentes nas fábricas de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes. Esses números aumentam a cada ano evidenciando a necessidade de investir nas condições de trabalho do setor.
A prevenção de acidentes é uma maneira de eliminar ou reduzir os riscos para os trabalhadores. Um sistema de antecipação que pode ser totalmente aplicado é o Gerenciamento de Riscos, que oferece ferramentas importantes e muito utilizadas em processos produtivos. A Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta dentro do Gerenciamento de Riscos usada para realizar uma análise qualitativa na fase de concepção ou desenvolvimento de um projeto ou atividade, com o objetivo de determinar os riscos que podem estar presentes na fase operacional do processo. Possui grande importância para investigação de novos sistemas de alta inovação ou pouco conhecidos, isto é, quando a experiência em riscos na operação é deficiente. Além das características básicas de análise inicial, torna-se útil também como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, mostrando aspectos que poderiam passar despercebidos.
A elaboração de uma APR deve passar por algumas etapas:
a) Revisão de problemas conhecidos: A busca por semelhanças com outros sistemas;
b) Revisão da missão a que se destina: Atentar aos objetivos, exigências de desempenho,