resumo bioquimica
Visão geral
As enzimas são, em sua maioria, proteínas (algumas são formadas por RNA, as ribozimas) especializadas em catalisar reações químicas em que compostos reagentes (substratos) se tornam produtos. As enzimas ajudam essas reações a acontecerem acelerando seu processo, diminuindo a energia de ativação necessária para que ocorram, mas não deslocam equilíbrio químico da reação. As enzimas, no entanto, não catalisam qualquer reação, cada enzima é específica para uma ou duas reações e só catalisa essa(s) reação(ões). Existem 6 classes de enzimas e cada classe catalisa um tipo de reação.
Importância
As enzimas são polímeros biológicos que catalisam as reações químicas que possibilitam a vida tal como a conhecemos. A presença e a manutenção de um conjunto completo e equilibrado de enzimas são essenciais para degradar os nutrientes que fornecem energia e componentes estruturais. Os déficits da quantidade ou da atividade catalítica das enzimas essenciais podem ser consequência de defeitos genéticos, carência nutricional ou toxinas. Mutações genéticas ou infecções por patógenos podem resultar em enzimas defeituosas. A determinação da atividade enzimática no plasma sanguíneo, nas hemácias ou nas amostras de tecidos é importante no diagnóstico de certas enfermidades. Muitos medicamentos agem por interação com enzimas, inibindo-as ou aumentando sua atividade, pelo uso dos seus sítios de ligação (sítio ativo).
Classificação das enzimas
As enzimas podem ser classificadas em relação ao tipo de reação que catalisam. Nessa classificação, são distinguidas 6 classes de enzimas:
1. Oxidorredutases: catalisam reações de oxidorredução (redox; transferência de elétrons). Principais subclasses: Desidrogenases, Oxidases, Redutases, Catalases, Oxigenases, etc.
2. Transferases: catalisam transferências de grupos químicos (como metila, hidroxila, etc.). Principais subclasses: Transaldolase, Transcetolase, Transferases, Quinases, Fosfomutases.
2.1. Quinases: Enzima