demanda e oferta
Curso de Pós Graduação
Especialização em Gestão Financeira
Aluna: Marylany Barbosa Guimarães
Professor: Lairson Lucena
Economia II – Trabalho nota complementar
1°) Levantar dados e efetuar COMETÁRIOS a respeito do comportamento da DEMANDA e da OFERTA na economia nordestina.
A economia nordestina vem sendo impulsionada pelo aumento de renda proveniente do ganho real do salário mínimo, do aumento das aposentadorias, das políticas sociais de transferência de renda que foram aplicadas para milhões de brasileiros afim de tirá-los da extrema pobreza e o acesso ao crédito que antes não havia. O nordeste passa por uma revolução que vem atraindo investimentos, melhora da escolaridade, aumento do emprego e do consumo. Com mais investimentos teremos mais empregos e melhores condições de vida, assim aumentando a renda e o consumo. O crescimento da economia do nordeste tem pareceres favoráveis nos próximos dez anos, por se tratar de ser a maior região do país em número de Estados, a segunda maior em habitantes e possuir a terceira maior economia do país atualmente, sendo assim provisionado investimentos acima de R$ 1 trilhão.
Sua economia é bastante diversificada. Muitas indústrias atraídas pelos incentivos fiscais e o mercado consumidor promissor que possui esta região deixaram o sul e sudeste do país e vieram para o nordeste.
Como exemplo podemos citar a fábrica da Fiat, que em nota a imprensa relata que o mercado consumidor da região nordeste é bem mais amplo do que o da região sudeste numa relação respectivamente de um carro para seis habitantes enquanto no sudeste cai para um carro para cada dois habitantes. Sem contar que a região nordeste oferece também localização estratégica para distribuição dos produtos produzidos para diversos estados do Brasil.
Como áreas de maior destaque industriais do nordeste podemos citar: Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia) Complexo industrial de Suape (Pernambuco) e Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará).