oferta e demanda
PALMAS
2009
OFERTA, DEMANDA, PONTO DE EQUILIBRIO E ELASTICIDADE
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota sobre a Disciplina de ECONOMIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO sob a orientação da Profª Msc. Socorro Erculano.
PALMAS
2009
OFERTA
Pode se destacar a oferta como uma das essências do sistema capitalista. Quando falamos em oferta, estamos tratando da quantidade de produtos, itens etc. ou de serviços à venda, a um certo valor monetário. Em outros termos, alegamos que a oferta é tudo o que o produtor apresenta ou oferece à população consumidora, para que esta possa, depois de aprovado o trabalho, comprar-lhe o produzido.
Relaciona o preço como função da quantidade ofertada. Ao contrário da função demanda, a oferta é uma função crescente, pois, no aumento dos preços, os fornecedores colocam uma quantidade maior do produto no mercado.
DEMANDA
Relaciona a quantidade demandada e o preço de um bem. Sabe-se que quando o preço aumenta, a procura diminui e, quando o preço diminui, a procura aumenta. Esta é a Lei de demanda, caracterizada por uma função decrescente.
A oferta tem uma relação dita harmoniosa ou, pelo menos, compatível com a demanda, já que esta significa a quantidade de mercadoria ou de serviço que um consumista ou um conjunto de consumistas deseja e está disposto a adquirir, a um certo custo.
Popularmente falando, a demanda é a sociedade de consumo querendo comprar. Temos, assim, a quantidade do desejo da compra expressa através dos dados explicitados pela demanda.
Do mesmo modo que a oferta, a demanda apresenta-se inversamente proporcional ao valor do produto, uma vez que, o consumismo só se dá quando o preço é baixo ou coerente. Do contrário, a demanda é baixa quando o preço mostra-se alto ou