Artigo cientifico
1. O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus.
2. Revogação do Teocentrismo, pensamento religioso medieval que colocava Deus e o catolicismo a frente de todas as decisões, dando poder total ao clero sobre a sociedade.
3. Num período de valorização do homem no sentido individualista, surgem os retratos ou mesmo cenas de família.
Nos Países Baixos destacou-se a reprodução do natural de rostos, paisagens, fauna e flora, com um cuidado e uma exatidão assombrosos. Alguns elementos que remontam ao passado clássico, elementos religiosos, sensualidade, destacando a perfeição das formas e a beleza do corpo, presença de anjos.
4. Por causa das transformações que marcaram o período em muitas áreas da vida humana. Rompeu o padrão de pensamento vigente do mundo medieval assinalando assim,o final da Idade Média e dando inicio a Idade Moderna
5. O uso da perspectiva. Ideia de que ‘natureza’ é um lugar belo, onde o homem se insere e se encaixa e que a comprovação da verdade, ocorre quando se vivencia ou observa o acontecimento.
6. Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as distâncias e proporções que têm entre si, objetos vistos à distância. Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes que reforça a sugestão de volume. Realismo: os artistas do Renascimento não vêem mais o homem como simples observador do mundo expressando a grandeza de Deus, mas sim como uma expressão mais grandiosa Dele.
Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
7. Michelangelo sintetizou influências de arte da antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do humanismo e do neoplatismo na representação da figura humana, em especial o nu masculino, que retratou com muita