oferta e demanda
Oferta e demanda são as forças que fazem as economias de mercado funcionarem. São elas que determinam a quantidade produzida e o preço de venda de cada bem particular.
Os termos oferta e demanda referem-se ao comportamento das pessoas à medida que interagem entre si em mercados competitivos.
No mercado, os compradores determinam a demanda pelo produto e os vendedores determinam a oferta do produto. Os mercados assumem diversas formas, alguns altamente organizados e outros menos organizados, estes são os mais frequentes.
O mercado competitivo é aquele em que há tantos compradores e vendedores que cada um deles tem impacto insignificante sobre o preço de mercado.
Para um mercado ser competitivo ele deve apresentar duas características fundamentais: 1ª. Os bens oferecidos para venda deverão ser todos iguais; 2ª. Os compradores e vendedores são tão numerosos que nenhum deles é capaz de, individualmente, influenciar o preço de mercado. Eles são considerados tomadores de preço, pois precisam aceitar o preço que o mercado determina.
DEMANDA
A quantidade demandada de um bem é determinada pelo que os compradores desejam e podem comprar. São vários os fatores que determinam a quantidade demandada, mas a principal é o preço do bem, e conforme a lei da demanda, quando o preço aumenta, a sua quantidade demandada diminui e quando o preço diminui a sua quantidade demandada aumenta.
A escala de demanda mostra a relação entre o preço de um bem e sua quantidade demandada. A curva de demanda representa graficamente a escala de demanda, demonstrando como a quantidade demandada de um bem varia quando o seu preço altera. A demanda de mercado é a soma de todas as demandas individuais por um determinado bem ou serviço. Já a curva de demanda de mercado mostra como a quantidade total demandada de um bem varia conforme seu preço varia, enquanto todos os demais fatores que afetam a quantidade que os consumidores desejam comprar são mantidos constantes.