Demanda e oferta
1.1 Curva da demanda
Curva da demanda é a relação entre o preço de mercado de um produto e a quantidade desse mesmo bem que os consumidores desejam adquirir.
Quanto menor for o preço do produto, maior será a procura pelos consumidores. Sendo assim, obviamente, quanto maior for o preço, menos consumidores se sentem estimulados a adquirir os produtos.
A demanda é afetada pela renda do consumidor, pelo preço, gostos e hábitos do consumidor, e também pela moda.
A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, pois é possível desejar o produto e não adquiri-lo.
Pode ser representada em um gráfico, onde o eixo vertical representa o preço, o eixo horizontal representa a quantidade adquirida pelos consumidores.
Função da demanda: qd = f(p, w)
Onde “p” é o preço do bem e “w” são outros fatores (especialmente renda) que afetam a decisão de produzir.
Fig. 1 – Curva da Demanda
1.2 Curva da Oferta
Relação entre o preço de mercado de um produto e a quantidade desse mesmo bem que os produtores se dispõem a destinar aos consumidores. A curva da oferta quando representada em gráfico tem inclinação positiva, já que quanto maior for o preço do produto, mais quantidade desse bem as empresas estão dispostas a produzir. A procura dos consumidores também é um fato importante para o estímulo aos vendedores.
A oferta é afetada pelos custos da produção, pelo preço dos bens de produção, tecnologia e condições climáticas. O aumento de custos de produção faz com que o produtor aumente o preço de venda, por exemplo. A tecnologia já possibilita a produção de maiores quantidades a preços menores, afetando positivamente a oferta. Já as condições climáticas podem afetar negativamente a oferta dependendo do produto, como, por exemplo, a produção de biquínis no inverno.
O gráfico da oferta é representado com um eixo vertical que representa os preços do mercado, e o eixo horizontal que representa a quantidade do produto