Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e histórico (resumo)
CURSO: PEDAGOGIA
PROFª: MARIA DE FATIMA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CRISTINA BAYER GONÇALVES
VALQUIRIA MALINOSKI
HELEN DIAS BATISTA
MIRIAN CRISTINA CAMARGO
THAYS DO CARMO DA ROSA
TRABALHO E EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS E HISTÓRICO
(RESUMO)
Curitiba
2012
TRABALHO E EDUCAÇÃO: FUNDAENTOS ONTOLÓGICOS E HISTÓRICO
(RESUMO)
O Artigo caracteriza os fundamentos histórico-ontológicos da relação entre trabalho e educação e nos esclarece o fenômeno de sua separação, observa-se o processo de questionamento de tal separação e restabelecimento dos vínculos entre trabalho e educação que vem marcando a sociedade moderna. Finalmente comenta sobre a conformação do sistema de ensino perante o trabalho como ensino educativo. Finalizando com o tema da educação politécnica na qual não deve ser confundida com educação. É treinamento funcional. O nosso padrão instrui para a produção e educa para o consumo. Já a educação é dada pela televisão, pelo ambiente de trabalho e pelo cotidiano em geral. O conceito de instrução politécnica se resume a reunir escolas de tecnologia e ciências tecnológicas num mesmo campus.
1. Fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação
Característica essencial a partir da explicação de trabalho com a educação.
Somente o ser humano é capaz de educar e trabalhar, pois é racional e é a sua principal essência é o trabalho, o home é o ser mais inteligente que existe pois é capaz de criar e fabricar coisas e objetos para sua vivência.
Os primitivos começam a constatar que são diferentes dos animais, pois ao contrário deles, eles se destacam na inteligência e na sua capacidade para os humanos diferentemente dos animais eles adéquam e moldam a natureza em si para sua sobrevivência e não os humanos se adequar para natureza.
O homem não nasce homem ele vira se transforma em homem, pois não nasce sabendo de tudo e tem a capacidade de aprender e educar ao esmo tempo.
2. A