Feriado boom +
Teria Y mostra um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, por meio do qual administrar torna-se um processo de criar oportunidades, liberar potenciais, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos.
2. Apresente exemplos e características de empresas que utilizam o sistema1, autoritário-coercitivo.
R:È um sistema administrativo autocrático, forte, coercitivo e arbitrário, e que controla rigidamente todos os acontecimentos dentro da empresa. È o sistema mais duro e fechado, cujas as características:
●Processo decisório deve retratar as metas da organização, impondo-lhe um ritmo ágil e adequado muito importante para tomada de decisão.
●Sistema de comunicação As pessoas não são solicitadas a gerar informação, fazendo com que as decisões tomadas na cúpula se alicercem em informações limitadas, incompletas e errôneas.
●Relacionamento Interpessoal o relacionamento das pessoas é considerado prejudicial ao bom andamento dos trabalhos.
●Sistema de recompensa e punições Há uma ênfase nas punições e medidas disciplinares, gerando um ambiente de temor e desconfiança
EXEMPLO: exército.
3. Apresente exemplos e características de empresa que utilizam o sistema2, autoritário-benevolente.
R: È menos rígido que o anterior, havendo a comunicação ascendente e o relacionamento interpessoal.
● Processo decisório Centralizado na cúpula administrativa. Permite um diminuta delegação quanto a decisões de pequeno porte e de caráter rotineiro e repetitivo.
●Sistema de