4 de abril
No dia 4 de Abril de 2002 em Luanda era assinado o Acordo de PAZ entre os irmãos Angolanos. Este acto ímpar na história recente da nação angolana, o governo e a UNITA assumiam compromissos solenemente perante o Povo Angolano, que a guerra terminava e a reconstrução do País começava.
Dia 04 de Abril de 2002
No dia 4 de abril de 2002 a paz chegou a Angola com a assinatura do acordo de Luanda entre o governo do MPLA e a UNITA. A seguir Angola viveu um boom económico graças ao petróleo. Mas como foi o desenvolvimento social e humano do país? Em 2012, a DW fez um balanço dos dez anos de paz.
Depois de uma das mais sangrentas guerras da humanidade, Angola vivem outros ares. Em termos sociais e econômicos, o que se vê é ainda um país devastado. A diferença é que, agora ele está em paz. Mas, por onde (re) começar.
Sem qualquer mediação estrangeira, em 4 de abril de 2002 foi assinado o acordo de paz entre o governo e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), após a morte em combate do presidente dessa organização guerrilheira, Jonas Savimbi. Chegavam ao fim quase três décadas de guerra civil após a independência e suas 500 mil mortes.
04 De Abril de 2006
Em 4 de Abril de 2006, os angolanos conhecem o significado do calar das armas , têm a esperança que a reconstrução do País está a ser feito, dentro dos condicionalismos que é do conhecimento geral, mas as suas vidas não melhoraram.
O Governo Angolano passou a mensagem internamente e internacionalmente, que a presente PAZ e os seus mecanismos seriam exclusivamente controlados por si e se assim não fosse, não teria feito essas declarações, nos primeiros encontros de Luena e perante a presença do Secretário-geral da ONU, com o cessar de funções da Comissão Conjunta e o com o papel de mediação e intervenção que a ONU e a Troika sempre teve no processo de PAZ em Angola. É por isso, que todas as revindicações na reintegração dos