Características da EAD importantes para Inclusão Educacional e Social aos alunos com necessidades especiais
Introdução
O portador de necessidade especial deve ser incluído no espaço social de forma a serem aceitos e respeitados em qualquer grupo social.
Hoje se pode perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial são merecedoras dos mesmos direitos que outros cidadãos. E, isso se faz com o uso de rampas que permitam o acesso às escolas, igrejas, restaurantes, teatros, cinemas meios de transporte, etc.
Também podemos ver, através de editais de concursos para trabalho ou universidades que é dedicado uma quota para a quantidade de contratação exigida por lei, o mesmo já está acontecendo com algumas empresas privadas.
Apesar de todas essas concessões, ainda é muito difícil participar de uma concorrência por uma vaga no mercado de trabalho e devido a essa concorrência, o portador de necessidades especiais precisa capacitar-se e estar bem preparado para exercer a função que concorre, e os cursos à distância aumentam a capacitação profissional, assim como as oportunidades para o trabalho.
Características da EAD
Podemos identificar a EAD como um modelo de educação onde professor e alunos são separados pelo espaço físico, mas se interagem por meio dos recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sendo assim, ela apresenta algumas características, das quais sobressaem duas, que servem de estímulo para inclusão educacional e social aos alunos com necessidades especiais.
1. Flexibilidade – na EAD o ambiente é o que menos importa, assim como o horário e o ritmo de aprendizagem, mas o poder de decisão do aluno para escolher seu tempo, o seu horário. O aluno estará sempre incluso. Na maioria das vezes, o aluno deficiente deixa de frequentar um curso com aulas presenciais devido as condições de acesso que é muito precário, pois ainda existe muita dificuldade por parte das instituições em absorver o aluno deficiente por não estarem preparados a