LIVRO PROPRIETARIO LIBRAS
aç
A proposta da disciplina é estudar a definição e a classificação da surdez.
Além disso, serão analisadas as abordagens educacionais na educação do surdo, as LIBRAS e a educação bilíngue. Também serão focos do nosso estudo a educação precoce, os aspectos reabilitadores (métodos - sistemas de intervenção), os aspectos educativos da surdez e a adequação curricular. A visão crítica das metodologias abordadas, o contexto da Escola Brasileira bem como a dinâmica da sala de aula quanto ao ensino de
LIBRAS serão estudados.
res
Ap
Libras
14
Caminhos históricos da educação de surdos
UU
UUU
UU
UU
Prezado aluno, no módulo sobre Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS), você terá conhecimento da área da surdez. O objetivo é mostrar como ocorreu a educação das pessoas com surdez até chegarmos ao século XXI, trabalhando em busca de um espaço bilíngue.
A Educação neste início de milênio tem como prioridade o processo ensino-aprendizagem dentro de um sistema que vê no respeito à diversidade o caminho para um futuro mais democrático, a fim de refletir uma educação de qualidade para todos. As pessoas são diferentes em vários níveis: intelectual, econômico, cultural, entre outros. A inclusão de todas as pessoas, em todos os seus graus e a conscientização dos alunos e professores no respeito às diferenças é a meta da educação do século XXI. Imbernón (2001,p.79) diz que:
[...] a diversidade não pode ser entendida como uma simples ação que facilita a aprendizagem dos alunos com ritmos diferentes de maturidade, não é unicamente a apresentação de estratégias didáticas alternativas para estimular os alunos desmotivados, não é apenas a incorporação das ferramentas educativas adequadas para cada realidade acadêmica individual, a atenção à diversidade deve ser entendida como a aceitação de realidades plurais, como uma ideologia, como uma fórmula de ver a realidade social defendendo ideais democráticos e justiça social.
A inclusão deveria estar baseada no que Freire