1313159102/99
3680 palavras
15 páginas
Avaliação Diagnóstica para Área de Matemática Diagnosticar a Estrutura do Pensamento Lógico e Matemático de Crianças de 5(cinco) e 6 (seis) anos.
Hélia Elizene Souto
Acadêmica de Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros – MG – Unimontes. heliaelizenesouto@hotmail.com Janice Cordeiro Azevedo
Acadêmica de Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros – MG – Unimontes. jancordeirosilva@hotmail.com Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma entrevista que objetiva diagnosticar a estrutura do pensamento lógico matemático de crianças alunos de uma escola pública de Montes Claros com faixa etária entre 5 (cinco) e 6 (seis) anos de idade .Para isso buscou-se a contribuição de Constance Kamii (1991) e Kátia Cristina Stocco Smolle (1996).
A metodologia baseou-se em pesquisa qualitativa usando como técnica de coleta de dados a aplicação de entrevista diagnóstica a crianças que cursam a 1ª(primeira) série dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no período compreendido entre o mês de Março e Abril de 2014.Na análise de dados considerou-se o Referencial Curricular da Educação Infantil (1997) que nos permitiu analisar como as crianças formam seus conhecimentos lógicos matemáticos e como as teorias de Piagetianas estão sendo empregadas na prática cotidiana do ensino infantil. Assim poderemos compreender a importância da criação de situações pelas quais as crianças adquirirão experiência para desenvolverem a autonomia e as condições para aquisição dos conhecimentos matemáticos. Esse desenvolvimento as ajudará na formação de sua personalidade e na execução de atividades que fazem parte da vida.Pois quando compreendemos como as crianças constroem seus pensamentos é que podemos criar, aperfeiçoar ou desenvolver novos métodos pedagógicos que proporcionem a aprendizagem das criança.
Palavras Chave: Autonomia – construção do pensamento matemático – aprendizagem – crianças.
INTRODUÇÃO As crianças adquirem conhecimentos