Kinha
! O QUE É A CIDADE? QUANDO COMEÇOU A EXISTIR?
QUE PROCESSOS PROMOVE? QUE FUNÇÕES
DESEMPENHA? QUE FINALIDADES PREENCHE?
! As origens da cidade são obscuras. Uma grande parte de seu passado é apagado e são difíceis de pesar as perspectivas futuras. ! Desaparecerá a cidade ou – o que seria outro modo de desaparecimento – transformar-se-á todo o planeta numa enorme colmeia urbana?
! Se quisermos lançar novos olhares sobre o futuro da cidade, temos que compreender a natureza histórica da cidade e distinguir, entre as suas funções originais, aquelas que dela emergiram. ! Quando se buscam as origens da cidade, pode-se com demasiada facilidade ser tentado a procurar apenas os seus remanescentes físicos. Tal qual ocorre com os resquícios do homem primitivo. As funções que esta exercia no passado nem sempre aparecem explicitamente;
! As primeiras aglomerações humanas se baseavam no princípio da proteção mútua. Sua morada, a do homem, era a caverna e nestas ficavam gravadas as cenas de seu cotidiano. Mais importante do que sua utilização para finalidades domésticas foi o papel que a caverna desempenhou na arte e no ritual.
! Ao retroceder a era tão distante, em busca das origens da cidade, não se devem esquecer as necessidades práticas que, Costa, S.M.F. da – Geografia Urbana 2 em determinadas épocas, faziam com que se ajuntassem os grupos de famílias ou as tribos em habitats comuns, acampamentos, mesmo numa economia de coleta ou de caça.
Estas necessidades tinham um papel a desempenhar, somadas a outras informações importantes do sítio: , tais como: fonte de água para o ano inteiro, elevação, acessível embora protegida por um rio ou represa, com fartura de peixes.
! A primeira condição para a existência de um suprimento alimentar, responsável pela fixação definitiva do homem à terra, surgiu no mesolítico, talvez há 15 mil anos: primeiros animais domésticos, plantação de vegetais