Cultura piauiense
[editar]Música
Radiofônicos: Anteriormente denominada Capitão Guapo. Foram 10 anos conhecidos dessa forma. O que antes se relacionava ao nome do herói que representava dois lados de uma mesma moeda, dali em diante teria outra designação: Banda Radiofônicos. O som continua fiel ao que sempre fizeram em suas performances musicais, trazendo para o público as melhores impressões deixadas pelo rock produzido nas décadas de 60 e 70. Lançaram o primeiro disco intitulado ESSE SOM É RADIOFÔNICO.Desde a concepção original(Capitão Guapo), a banda tem como referência musical bandas como Beatles, The Who, além do som da Jovem Guarda, hard rock dos anos 70 e outros artistas também influenciados pelo quarteto de Liverpool como Teenage Fanclub, Todd Rundgren e os gaúchos do TNT. Os rapazes da Banda estão preparando seu segundo disco que deverá ser lançado em 2011 como o nome E AÍ BROTO?!
Vavá Ribeiro: Nascido em Oeiras (PI), Vavá Ribeiro começou a cantar aos 14 anos. Foi um dos finalistas do Festival Canta Nordeste em três edições e também ficou entre os vencedores do festival Cantos do Piauí por mais de uma vez. Com três CDs gravados (Pelos bares da vida, Por essas ruas e Calmaria), o trabalho de Vavá Ribeiro revela a influência de grandes nomes da música popular brasileira, como Chico César, Zeca Baleiro, Lenine e Caetano Veloso.
Grupo Validuaté: O grupo nasceu em União em 1999, com o nome de "Papel di Parede" e hoje já se apresenta em vários pontos do Estado. Foi em 2003 que a banda realmente apareceu mais fortemente, com participação no Festival Chapada do Corisco, conseguindo chegar à fase final com destaque. O mesmo ocorreu nos dois anos seguintes. Com a experiência dos festivais e com um som mais amadurecido, a Validuaté vem tentando se consolidar no cenário musical piauiense, com uma música que une elementos regionais e universais, mesclando gêneros como forró, reggae, funk, rock, samba e outros, sem querer se prender a um.
Teófilo Lima: Já disseram