Ergonomia Cap 1
A ergonomia estuda o envolvimento entre o homem e máquina, observando o desempenho produtivo, pretendendo reduzir fatores negativos que o trabalho pode causar, procurando trazer saúde, satisfação, segurança no ambiente de trabalho, tendo como resultado eficiência e mais produtividade entre os que estão satisfeitos.
2 – Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia até a II Guerra Mundial?
Com o passar do tempo, pesquisadores preocupados com a forma de como eram as condições de trabalho (escuros, sujos, barulhentos e perigosos), procuraram estudar sobre o assunto (fisiologia do trabalho) e ao decorrer dos anos, foram as aperfeiçoando, desenvolvendo metodologias para que houvesse melhorias. Na segunda guerra mundial, como haviam muitos acidentes (muitas vezes fatais), por conta de equipamentos perigosos, se esforçaram ao máximo para que pudessem melhorar os equipamentos, trazendo segurança para quem opera, reduzindo a fadiga e os acidentes, assim, melhorando o desempenho dos trabalhadores.
3 – Trace um perfil dos conceitos tayloristas e os conflitos com os trabalhadores
Taylor achava que os trabalhadores deveriam produzir em um certo tempo, determinado como “tempo padrão”, assim, quanto mais produzia, maior deveria ser o salário, evitando a vadiagem e baixa produtividade. Mas não obteve um bom resultado, os trabalhadores se sentiam desanimados, porque a gerencia nem levava em consideração a opinião deles. Assim, sobrecarregados, desobedeceram as regras, prejudicando a produtividade e a qualidade dos produtos.
4 – O que caracteriza a escola de relações humanas e como ela se difere do Taylorismo?
A escola de relações humanas agia de uma forma diferente, incentivava os trabalhadores psicologicamente, estimulando-os coletivamente, trazendo liberdade e responsabilidade para cada um, porque cada grupo se organizava de acordo com seus integrantes, podendo haver modificações para