amamentacao
INTRODUÇÃO:
”O leite humano é muito diferente do leite artificial (leite em pó).
O leite materno contém proteínas, açucares gorduras, vitaminas e água que o bebe necessita para ser saudável, além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebe de certas doenças e infecções.”
DESENVOLVIMENTO:
O leite materno deve ser sempre a primeira opção para a primeira alimentação do lactente. O lactente deve ser posicionado de tal forma que ele fique com o rosto de frente para a mama, com o nariz na altura do mamilo.A cabeça do lactente permanece um pouco inclinada para trás.
Fazer o lactente abocanhar o peito com a boca bem aberta, de modo que ele pegue todo o bico (mamilo) e também o máximo que ele conseguir da aréola. È aí que ficam os depósitos de leite.O lactente deve estar com o corpo bem próximo ao da mãe e com a cabeça e o tronco na mesma linha(alinhados).
Enquanto o lactente for pequeno, o bumbum dele deve ser apoiado.
O aleitamento materno protege as crianças de:
Otites
Alergias
Vômitos
Diarreia
Pneumonias
Bronquiolites
Meningites
Objetivo específico:
Conscientizar e estimular o aleitamento materno,
Garantir a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
Melhora o desenvolvimento mental do bebe;
Fácil digestão
Promove o estabelecimento de uma ligação emocional, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo.
Objetivo geral:
Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno,
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o