EAD e o aluno inclusivo
A EAD e o aluno Inclusivo
As últimas décadas foram marcadas por movimentos sociais importantes que conquistaram o reconhecimento do direito das pessoas com necessidades especiais.
O Brasil tem afirmado através de programas educacionais e sociais, seu compromisso com uma educação para todos, fundamentada no princípio da inclusão e da ética na diversidade.
Visando não apenas facilitar e dar acesso, aqueles que por um motivo ou outro, encontram dificuldades para realizar um curso superior, dentro da modalidade presencial, que se propõe a Educação a Distância.
E quando falamos em alunos com necessidades especiais, a EAD abre uma porta de inclusão muito grande, pois a maioria dos entraves, acessibilidade, tempo, adaptações, são minimizados e até extinguidos, quando se trata de um curso a distância.
Uma das características de uma educação inclusiva que encontramos dentro desta modalidade de ensino, é que o aluno tem o privilégio de estar na comodidade de seu lar, organizando seu tempo dentro de sua rotina pessoal, pois a mesma permite a liberdade de tempo e lugar.
Outra característica é que a metodologia é centrada no aluno e suas dificuldades. Tudo é organizado pensando em facilitar a aprendizagem e nortear a aquisição do conhecimento, respeitando a individualidade e o ritmo particular de cada um.
O conceito de diversidade é inerente a educação de alunos com necessidades especiais, pois como seres humanos possuímos uma maneira própria de aprender e vivenciar experiências, e isso influencia diretamente no processo de ensino e aprendizagem que são individuais.
A Educação a Distância surge não só para incluir os com necessidades especiais, mais todos aqueles que encontram por motivos mais diversos, dificuldades de se incluírem num curso presencial. Muito mais que incluir ela veio para não apenas tratar com igualdade, mas com justiça, todos os que dela necessitarem fazer uso.