A Importância dos Jogos e Brincadeira no Aprendizado
A Importância dos Jogos e Brincadeira no Aprendizado
São Paulo
2014
A Importância dos Jogos e Brincadeira no Aprendizado
O brincar faz parte do mundo da criança e assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, aprendem o espirito e grupo, aprendem a tomar decisões e perceberem melhor o mundo dos adultos.
O brincar significa uma reorganização na pratica pedagógica desempenhada pelo professor.
Vygotsky teve uma grande influencia nesta disciplina, segundo Vygotsky,(1989 p84) “As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais, a brincadeira, a criação de situações imaginarias, o lúdico libera a criança das amarras da realidade”.
Para este autor “A criança aprende muito ao brincar, o que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou para gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento, cognitivo, emocional, social, psicológico”.
É preciso dizer que a brincadeira acontece aonde quer que a criança se encontre, independente do local e brincar na escola não e é exatamente igual a brincar em outras ocasiões, porque é regida por algumas normas que regulam as ações das crianças e as interações entre elas.
A partir de pesquisa bibliográfica vemos que a criança aprende enquanto brinca, de alguma forma a brincadeira se faz presente e acrescenta elementos indispensáveis ao relacionamento com outras pessoas, assim a criança estabelece com os jogos e as brincadeiras uma relação natural e consegue extravasar suas tristezas e alegrias, com estas ações a criança desenvolve suas potencialidades e suas limitações. O brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento das atividades lúdicas
Vygotsky foi um autor que inspirou vários autores, um autor que expõe a mesma visão pela qual me chamou a atenção é a Autora Ângela Cristina Munhoz Maluf no livro