importancia dos jogos e brincadeiras na educação fisica infantil
O caso de 50% da disciplina metodologia da Educação Física infantil enfatiza a importância do ensino com crianças pelos jogos e brincadeiras, uma vez que esse meio lhe permite aprendizagem, novas descobertas, soluções de conflitos, problemas, regras que direcionem o conhecimento, pois se sabe que brincar faz a criança compreender o mundo a sua volta, trazendo para seu mundo imaginário.
A brincadeira educa a criança com sensibilidade, emoção e prazer significativo à vida do mesmo, deixando-a realizada por atingir sua meta, contribuindo para um aprendizado significativo, desde que apresente significado o brincar, como por exemplo, um quebra cabeça no qual faz a criança utilizar sua inteligência, estimulando seu cognitivo.
As brincadeiras têm grande significado no período da infância, onde de forma segura e bem estruturada pode estar presente nas aulas de dentro da sala de aula. Com uma conduta mais alegre e prazerosa, poderemos ver traços marcantes do lúdico como ferramenta de grande importância e com um imenso fundamento no aprendizado da criança sem descaracterizar a linha desenvolvimentista do âmbito escolar. (FREIRE, 2002, p.12)
Quando se fala em jogos e brincadeiras nessa faixa etária é importante destacar que deve haver planejamentos, ações que visem à construção dos significados, que promovam o cognitivo, além das emoções, da afetividade, compreensão, e relação entre as pessoas. Assim, o jogo e brincadeira devem proporcionar trocas de conhecimento, resgate prévio do aluno, confrontos, e momentos harmônicos, funcionando como uma forte aliada para a construção do conhecimento, sua compreensão.
A ludicidade como ciência se fundamenta sobre quatro pilares de natureza diferentes: o sociológico, porque a atividade lúdica engloba demanda social e cultural; o psicológico, pois se relaciona com o desenvolvimento e a aprendizagem; o pedagógico, porque se serve da fundamentação teórica existente e das 11