cronicamente inviavel
O filme a principio é confuso pois mostra o vinda de um gaucho para trabalhar de garsom em SP , e um escritor que viaja pelo país tentado entender a nossa cultura , para isto ele vai gravando e escrevendo cada acontecimento que presencia.
Este garsom trabalha no melhor e mais restaurante de SP , lá ele tem que aprende r etiqueta e boas maneiras (quem o ensina é a gerente) , pois os clientes são exigentes e procuram ser atendidos da melhor maneira. A gerente deste restaurante presta um papel importante no filme , pois ele mexe com trafico de crianças , trafico de órgãos , além do que maus tratos aos empregados.
Cronicamente inviável tem cenas fortes da situação em que o Brasil estava: muita corrupção , alta taixa de trabalhadores desempregados, movimento sem terra, desmatamento e baixo salário mínimo.
Em diversas cenas ele tenta transmitir que a currupção é a cara do Brasil. Dentre elas : “ quem não é trambiqueiro morre de fome”, ou “trabalho escravo infantil”, “ traficar crianças”, “escravisar índios com o trabalho, tentando transparecer a ideia de projeto social” ,ou seja fazendo com que quem o assiste tenha a impressão de que seu país não presta.
Se fosse para destacar a cena mais chocante do filme, seria aquele , em que a madame tenta fazer uma caridade para as crianças drogadas com forma de aliviar sua culpa com a sociedade, ela não tem sucesso com sua boa ação, pois da os presentes para uma criança , e quando esta criança vai repartir dentre as outras o caos acontece: elas brigam por brinquedos , e a madame assiste como se estivesse em um camarote , e em sua mente a sua culpa foi livrada. Sabemos , que em algumas cenas do filme houve exagero , pois ele simplesmente critica o pais, em momento algum o elogia, o que para muitos se torna uma ofensa.