historia geral da arte
Construtivismo Russo
Movimento De Stijl
Pop-Art
Minimalismo
Maria Cecília de Oliveira Lopes Aleixo
RA: B57GGC-4
Construtivismo Russo
O Construtivismo Russo foi um movimento de vanguarda que abriu o século XX, mais precisamente em 1919.
O Construtivismo, considerado por muitos como o “Desconstrutivismo” da arte, foi muito utilizado na época como uma forma de expressão, criado a partir da necessidade de demonstrar o sentimento das pessoas naquele momento.
Não era nada parecido com a arte que estava em foco, pois caracterizou-se pela utilização de elementos geométricos, cores primárias e fotomontagem, que não eram considerados elementos artísticos muito comuns, mas que depois do tal movimento, até hoje são muito utilizadas em propagandas e ações de marketing.
Na arte:
“Livros”. Cartaz para o departamento estatal da imprensa de Leningrado – 1924
Cartaz pelo direito de trabalho da mulher.
Na Arquitetura:
Casa Melnikov
Konstantin Melnikov
Dois cilindros abrigam uma residência e um estúdio de arquitetura.
O primeiro, ligeiramente mais baixo que o outro, recebe a fachada de entrada: um grande pano de vidro que corta o volume cilíndrico. E o segundo cria a fachada da casa: uma composição de janelas hexagonais.
Uma estrutura que remete a um favo de mel e sem a necessidade de qualquer tipo de quadro, as aberturas hexagonais compõe a fachada e iluminam abundantemente o interior.
O espaço interno não possui elementos estruturais, já que a sua “carcaça” faz todo o trabalho.
Um movimento espiral expõe a diversidade de espaços através das alturas, passando de um pé-direito simples, para um espaço de dupla altura.
Uma escada em caracol leva ao segundo andar, onde os quartos e sala de estar estão localizados. A cozinha e o banheiro estão localizados no primeiro pavimento e no terceiro pavimento, encontra-se o estúdio.
Imagens:
De Stijl
O De Stijl nasce em plena Primeira Guerra Mundial, na Holanda.