garis
O objetivo desse trabalho é mostrar a real necessidade dos garis e neutralizar os possíveis riscos que os colaboradores correm, e que nossa sociedade normalmente não da muita atenção necessária.
O trabalho dos garis é de alta importância para a sociedade, porém muito desvalorizado e cercado de preconceitos. Esses profissionais realizam suas atividades de forma árdua, com as mínimas condições de trabalho, expostos constantemente aos mais variados tipos riscos físicos e psicológicos.
Este profissional lida com os resíduos sólidos gerados pela população, e são de grande importância para a sociedade, no entanto, é pouco valorizado. Além do salário não ser condizente com o esforço que esses profissionais fazem todos os dias, é um trabalho de alto risco. Os riscos são diversos: risco químico (gases, névoa, neblina, poeira e substâncias químicas tóxicas), físico (ruídos, vibração, calor, frio e umidade), biológico (doenças patológicas, animais transmissores de doenças, lixo hospitalar), ergonômico (levantamento de peso em excesso, correr atrás do caminhão, subir no caminhão) e acidentes (corte com materiais perfurantes, quedas, contusões, atropelamento e esmagamento). Embora não existam dúvidas sobre a importância da atividade de limpeza urbana para o meio ambiente e para saúde da comunidade, esta percepção não tem sido traduzida em ações efetivas quando se diz respeito a mudanças na situação de segurança e saúde dos colaboradores da limpeza pública.
Os resíduos sólidos urbanos acumulados de forma contínua no ambiente favorece a proliferação de animais transmissores de doenças como moscas, ratos e baratas.
Dessa forma, a segurança do trabalho, adota medidas de proteção, visando à minimização dos acidentes diários, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade física e mental do trabalhador. Esse trabalho esta embasado nas seguintes NRs: NR – 1 Disposições gerais, NR – 2 Inspeção prévia, NR – 4 Serviços Especializados em Engenharia e