A importância da água/ Ensino Médio
DA ÁGUA E DOS SAIS MINERAIS
Vanessa Vieira
Ana Cecília Dolzany Araújo
Turma 323 Matutino - Adrianópolis
INTRODUÇÃO
A importância da água e dos sais minerais no organismo
A água é tida como solvente universal, exceto no caso dos lipídios. Isso é de extrema importância e de simples explicação: lipídios são substância apolares, enquanto a água é polar, o que impossibilita terminantemente sua dissolução. Caso contrário, a água dissolveria as membranas celulares e nosso corpo derreteria. Já os sais mineirais tem sua importância na constituição de estruturas corporais, como os ossos, e na prevenção de doenças.
A água
A água representa 70% do corpo de um homem e 60% no corpo da mulher, pois 95% do nosso sangue é composto de fluido plasmático, que é formado basicamente de água. Atua como condutora de nutrientes. A água também está presente nos sucos gástricos, pancreáticos e da bile, essenciais no processo digestivo. Os fluidos que protegem as meninges também são feitos de água.
Os sais minerais são substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo. Suas funções são muito importantes e a carência desses nutrientes pode provocar desequilíbrios sérios na saúde.
Dentre as principais funções dos sais minerais estão: atuação como componente fundamental na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos de cálcio), mantém o equilíbrio de fluidos agindo na manutenção do equilíbrio osmótico e controla a contração muscular. Além disso, esses nutrientes também estão presentes na composição de algumas moléculas orgânicas. Essenciais na constituição estrutural dos tecidos corpóreos, os minerais possuem papéis importantes como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo e como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas.
Além disso,