Resumo APS
- 11 /20
Quanto maior a divisão do trabalho, mais elevado o nível de complexidade horizontal. A divisão do trabalho, nesse caso, ocorre nas tarefas altamente especializadas, de natureza e rotineira.
As organizações mais novas e maiores estão diminuindo seu numero de cargos, à medida que tentam racionalizar suas operações. É provável também que distinções baseadas em raça e sexo estejam diminuindo em organizações maiores e mais burocratizadas.
A divisão do trabalho mais detalhada ocorrera quando as tarefas de uma organização não forem tão difusas e quando ela tiver crescido em tamanho, pois tal divisão do trabalho proporciona economias de escala.
Diferenciação vertical é usada como medida da verticalização em uma organização. Pode ser avaliada pela enumeração do numero de cargos entre o principal executivo e os empregados que trabalham na produção.
Dispersão geográfica pode na realidade ser uma forma de diferenciação horizontal ou vertical, isto é, as atividades e o pessoal podem estar dispersos geograficamente, de acordo com as funções horizontais ou verticais, por meio da separação dos centros de poder ou das tarefas.
A dispersão geográfica torna-se um elemento separado no conceito de complexidade quando se percebe que uma organização pode executar as mesmas funções com a mesma divisão de trabalho e configuração hierárquica em diversas localidades.
Variação dos elementos da complexidade
Os casos extremos servem para lembrar que as organizações podem ser ampla ou minimamente complexas em todos os aspectos da complexidade. Outros exemplos comuns indicam que tal coo- variância não é o padrão necessário. Uma grande diferenciação vertical com pouca diferenciação horizontal é exemplicada por um batalhão de infantaria do exército.
Coordenação e controle
A eficácia fundamental para entender as organizações. Em outras palavras, não existe uma maneira ótima de se organizar com a finalidade de cumprir as metas altamente variadas das organizações no contexto do