Resumo da apresenta o da aps
Varios foram os motivos que levaram alguns dos poderosos a querer um revolução em minas gerais, cansados de pagar tribrutos a Portugal, esse foi o maior motivo e resolveram reunir um grupo em secreto e fazer reuniões, se preparando assim para a revolução de minas. Esse grupo era liderado por alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.
Tiradentes teve a oportunidade de viajar para Europa e ter o privilégio de ver o acontecimento da revolução francesa, com ideais dos iluministas. período os nobre mandavam seus filhos para estudarem na fraça se aprofundaram nos conhecimento dos iluministas Locke, Montesquieu e Rousseau,nesse e trouxe esses ideais para o Brasil, conseguindo fazer uma corrente forte. O seu grupo que o apoiava, essa revolução estava marcada para o dia do Derrama, o derrama era a cobranças das taxas que deveriam ser pagas por seus devedores da coroa de Portugal, dessa forma a população estaria revolta e os apoiaria, mas quando um dos membros (Joaquim Silvério dos Reis) do grupo foi cobrado, ele fez uma troca de informações, dessa forma teria sua dívida perdoada.
Com a denuncia de Silvério, o plano dos inconfidentes fracassou, condenando o restante do grupo, e Tiradentes, foi condenado a morte por enforcamento, depois foi esquartejado.
Embora fracassada, pode-se considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo de luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra um governo que tratava sua colônia com violência, autoritarismo, ganância e falta de respeito.
Pós independência.
Primeira fase foi o império.
A monarquia que já existia foi mantida, eo poder ficou na mão da própria elite porque o nosso primeiro imperador foi D.Pedro.
O grupo social dominante era os aristocratas,os caras ligado a terra, porque o forte da economia