RESUMO AP 1 DIDÁTICA
A educação é um processo social (vista como a interferência que a sociedade exerce nos indivíduos, com objetivo de se manter e reproduzir, por meio de estruturas, influências, processos e ações) e individual (desenvolvimento das características da pessoa, suas potencialidades e participação na sociedade). Ocorre dentro de uma sociedade em diferentes espaços e tempos, de maneira formal e informal, sistemática e assistemática. Para entender o processo de ensino, a didática deve articular-se com a Psicologia, Sociologia, Filosofia entre outras.
Aula2 – A didática e a formação dos educadores em diferentes abordagens pedagógicas
Tradicional – baseada na transmissão cultural, o aluno é passivo no processo, os conteúdos são dogmáticos e o professor é a figura principal do processo, sendo privilegiada a Exposição Oral dos conceitos. A avaliação é quantitativa e classificatória.
Renovada Progressista – fundamentada na psicologia, o aluno é a parte principal do processo, tendo participação ativa. Os conteúdos visam o desenvolvimento de habilidades e atitudes, nos anos 60 atingiu seu auge.
Não-diretiva – mais identificada com a psicologia do que com a educação em si, é responsáveis por mudanças radicais na prática docente, aonde alguns educadores chegaram a desconsiderar o pedagógico em função do psicológico do aluno.
Tecnicista – após a II Guerra, o desenvolvimento tecnológico passou a influenciar a educação de maneira que o foco do processo de ensino se volta para as tecnologias e para os sofisticados métodos e recursos instrucionais, os planejamentos e o ensino são institucionalizados, os objetivos e avaliações extremamente técnicos, os conteúdos possuem caráter científico, atendendo às demandas de uma sociedade industrial e tecnológica, que prioriza a eficiência e eficácia.
Com a abertura política do país, os profissionais da educação passam a enxergar os limites, determinantes e possibilidades