Resumo ap. de redação
REDAÇÃO
Aluna: Amanda Moura
3° ano E.M. – Anglo Iturama
Professor Durval
RESUMO: AULA 09 – COESÃO AULA 10 – COERÊNCIA
AULA 09
Introdução
Podemos definir coesão como sendo a articulação entre as várias partes do texto. Ela está marcada na superfície textual é constituída por elementos que aparecem explicitamente para o leitor.
A rede de relações que caracteriza a coesão responde em grande parte pelo sentido do texto, já que as informações não existem isoladas, elas são interdependentes. Ajudam o leitor a se orientar, mostrando a ele o caminho da leitura. Essas marcas são termos mapeáveis, isto é, podem ser identificadas, apontadas, como na rua em um guia de certa cidade.
A coesão corresponde à articulação dos elementos da superfície textual. Essa articulação pode se dar por meio de uma série de mecanismos distinto, criando uma relação de dependência entre os termos do texto.
Coesão referencia: anafóricos e catafóricos
Há determinadas palavras que fazem referências a outras palavras ou trechos da superfície do texto, sendo por isso chamada genericamente de palavras referenciais. Quando esses termos fazem referências a elementos anteriores, retomando-os para dar continuidade ao sentido do texto, são chamados de anafóricos. Quando referem-se a elementos que ainda vão aparecer no texto, são chamados de catafóricos.
É preciso tomar cuidado quando se utiliza um termo anafórico num contexto que permite interpretá-lo como associado a mais de um termo que provoca uma indesejada ambiguidade.
Coesão por elipse É preciso tomar muito cuidado na utilização da coesão por elipse. Ela deve ser usada apenas quando o termo omitido não provocar ambiguidade, isto é, quando o contexto não permitir que dois o mais termos preencham o mesmo espaço vazio do enunciado.
Coesão lexical * A repetição como um problema de coesão lexical
Podemos dizer que a repetição de palavras ou expressões num teto é um problema de coesão