EMPOWERMENT PODER E ENERGIA PARA AS PESSOAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALEXANDRA MUNIZ MARTINS; EDUARDO ESCÓCIO; MARIA HELENA FERREIRA; SARAI MARTINS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: BIG SHOES
Paço do lumiar
2014
ALEXANDRA MUNIZ MARTINS; EDUARDO ESCÓCIO; MARIA HELENA FERREIRA; SARAI MARTINS.
EMPOWERMENT: PODER E ENERGIA PARA AS PESSOAS Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico do Curso de Administração 5º Período, Turma “B” do Instituto de Ensino Superior- IESF como requisito parcial para obtenção de nota.
Paço do lumiar
2014
1- EMPOWERMENT: PODER E ENERGIA PARA AS PESSOAS. “Empowerment significa conseguir o comprometimento dos empregados em contribuir para as decisões estratégicas com o objetivo de melhorar o desempenho da organização” (CUNNINGHAM & HYMAN, 1999, p. 93 apud RODRIGUES & SANTOS, 2001, p.238). Desse modo, “Empowerment” é uma ferramenta que visa o exercício da liderança e a tomada de decisões por parte dos funcionários, e que possui grande importância na gestão empresarial, pois aumenta a responsabilidade, participação e envolvimento dos funcionários no ambiente de trabalho. O Empowerment é visto como uma das formas de acabar com a tradição Taylorista e burocrática que ainda é presente em algumas empresas, mesmo que de maneira não intencional, nas quais o funcionário não tem direito a expressar suas opiniões, ou a dar sugestões para a melhoria da empresa, fazendo com que fiquem descontentes e alienados, assim como tornando seu ambiente de trabalho um lugar monótono e apático. Esta ferramenta visa o resgate da criatividade e da participação ativa dos funcionários dentro da empresa, uma vez que, busca dar certa autonomia ao funcionário e o faz perceber que também desempenha um papel importante na empresa.
Empowerment é um conceito do qual muito se fala, mas pouco se pratica. Seu objetivo é simples: transmitir responsabilidade e recursos para todas as pessoas