Você sabe o que é empowerment?
Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos seus membros. Isso proporciona melhor controle. O elemento essencial do controle é a auto - estilo das pessoas. O grau de controle manifestado pelas pessoas com elevada auto- estima é grande, enquanto o manifestado pelas pessoas com baixa auto- estima é mínimo.
O empowerment – ou “empoderamento” das pessoas – aumenta o controle, incrementa a auto- estima e impulsiona a qualidade dentro da organização.
Empowerment é um conceito do qual muito se fala e pouco se prática. Seu objetivo é simples: transmitir responsabilidade e recursos para todas as pessoas, a fim de obter a sua energia criativa e intelectual, de modo que possam mostrar a verdadeira liderança dentro próprias esferas individuais de competência e também, ao mesmo tempo, ajuda a enfrentar os desafios globais de toda a empresa. O empowerment busca a energia, esforço e dedicação de todos – lamentavelmente características difíceis de encontrar nas nossas empresas – e tirar do gerente o antigo monopólio do poder, informações e desenvolvimento. Empoderar é dar poder e autonomia aos funcionários para aproveitar ao máximo o seu talento coletivo.
Existem alguns princípios para fazer o empowerment das pessoas:
1. Dar às pessoas um trabalho em que elas se sintam importantes. 2. Dar às pessoas plena autoridade e responsabilidade, independência e autonomia em suas tarefas e recursos. 3. Permitir que as pessoas tomem decisões a respeito de seu trabalho. 4. Dar visibilidade às pessoas e proporcionar reconhecimento pelos seus esforços e resultados. 5. Contribuir relacionamento entre pessoas, ligando-as com pessoas mais importantes e apoiando-as através de líderes e impulsionadores. 6. Mover a informação em todos os níveis. Informação é poder e habilita as pessoas a pensar e a agir melhor. 7. Pedir a opinião das pessoas a respeito