respostas fisiológicas do exercicio
A atividade aquática é bastante ampla, podendo ser praticada para muitos fins, sendo assim, podemos citar: o condicionamento físico em geral (força, flexibilidade, resistência cardiorrespiratória, resistência anaeróbica, equilíbrio e flexibilidade), as hidroterapias (Halliwick,
Bad Ragaz, Watsu, Ai-Chi), recreação (hotéis e spas) e etc.
Essas atividades podem ser oferecidas para todas as idades, desde lactantes até idosos. Podendo ser divididas em atividades como natação, hidroginástica, pólo aquático, técnicas de relaxamento, hidroterapia, recreação entre outros.
Introdução
São evidentes as principais diferenças da água em relação ao ar quanto ao movimento do ser humano: na água temos a sensação de estarmos mais leves, mais ao mesmo tempo sentimos uma resistência maior para executarmos um movimento qualquer dentro da água e sua temperatura é crítica na sensação de frio e calor que sentimos quando em uma piscina, por exemplo (Duarte 2004).
Benefícios da hidroginástica no parâmetro psicológico
PAR. PSICOLÓGICO
EFEITOS
Depressão
Diminui
Estresse
Diminui
Bem Estar
Aumenta
Atitude positiva em relação a vida
Aumenta
Auto confiança
Auto estima
Aumenta
Fonte: Bonachela, 1994
Princípios físicos da água
Os princípios físicos da água, os efeitos fisiológicos de um corpo em imersão, bem como as respostas fisiológicas ao exercício no meio aquático são recursos importantes na abordagem de alunos e atletas (Gabilan et. al. 2006).
Isso faz com que as respostas fisiológicas dos seres humanos sejam diferentes durante a execução dos exercícios em meio líquido. Como meio para exercitar-se, a água pode ser muito benéfica para aqueles que compreendem seus princípios e propriedades (Bates e Hanson 1988).
Princípios físicos da água
Por isso é de fundamental importância que acadêmicos, professores, e terapeutas saibam e identifiquem essas diferenças entre ar e