Valor Agragado
2014
INTRODUÇÃO
Valor Econômico Agregado (EVA) é uma metodologia que mede a real lucratividade de uma empresa, proporcionando mudança de estratégia na gestão financeira e nas remunerações. Inicialmente desenvolveu-se uma revisão da literatura acerca do tema abordado, tendo como objetivo deste trabalho esclarecer e oferecer uma visão geral, conceitual, prática e acessível de como o EVA (Valor Econômico Agregado) funciona, como é medido e o que pode fazer para estruturar incentivos para funcionários, ajudando de esta forma as empresas procurarem o equilíbrio entre as estratégicas de investimentos e de crescimento. O Brasil encontra-se atualmente no meio de revolução em governança corporativa, esta pode ser definida como o conjunto de normas, valores e regras que moldam o comportamento dos gerentes de uma empresa. Os sistemas de governança são estabelecidos para medir desempenho, planejar o negócio e responsabilizar os gerentes de acordo com os resultados, tudo no interesse dos acionistas. Com isto, este trabalho tem por objetivo esclarecer e orientar a importância da implantação da metodologia do EVA- Economic Value Added (Valor econômico agregado).
As reformas iniciadas com o Plano Collor, e posteriormente aprofundadas com o Plano Real, levaram o Brasil a afastar-se de seu regime protecionista de barreiras alfandegárias e práticas anti-competitivas, forçando uma necessária reestruturação da indústria brasileira.
A adoção do Plano Real em 1994 e a posterior estabilização, encorajou muitas empresas multinacionais a investirem no Brasil pela primeira vez, ou a dramaticamente expandir seus investimentos anteriores. A chegada destas empresas estrangeiras elevou a competição por talento profissional brasileiro.
Os líderes empresariais nacionais rapidamente estão percebendo que, caso não adotem um sistema de premiação aos