DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA DO AGREGADO GRAÚDO NO ESTADO SOLTO
1 INTRODUÇÃO
A experiência realizada teve como objetivo a determinação da massa específica do agragado miúdo (NBR 9776). Proporcionou ao estudante noções de valores de massa específica absoluta dos agregados miúdos convencionais, objetivando também a diferenciação desses agregados em peso leve, médio e pesado e a compreensão de que a variação da massa específica real do agragado miúdo convencional tem uma variação pequena.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Os agregados miúdos são materiais pétreos granulosos, cujos grãos, em sua maioria, passam pela peneira ABNT 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075mm. Como exemplos de agregados miúdos temos as areias e os pedriscos.
A massa específica unitária ou aparente é definida como a massa das partículas do agregado que ocupam uma unidade de volume, que é o deslocamento da água. É calculada pela seguinte formula:
O valor real do agregado é determinado pelo frasco de Chapman onde os espaços de ar existentes entre as partículas de areia são completamente ocupados.
“Os agregados podem ser classificados em leves, normais e pesados. Agregados leves: são assim denominados devido ao seu baixo peso. São muito empregados, atualmente, na construção de pré-moldados e trazem inúmeras vantagens para essa nova técnica, além da redução considerável de peso, possuem excelentes qualidades de isolamento térmico e acústico. Agregados normais: usados em obras correntes.
Agregados pesados: são utilizados na fabricação de concretos para estruturas especiais, tais como blindagem contra irradiações gama, raios X, etc.” (KLOSS, 1996).
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Os materiais utilizados no procedimento experimental para a determinação da massa específica real ou absoluta do agregado miúdo por meio do frasco de Chapman foram uma balança, um frasco de Chapman, água, 1 kg de agregado miúdo, um funil, espátula e uma forma metálica. Para a execução do