Relatorio materiais
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
Engenharia Civil com Ênfase em Estrutura Metálica
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Mariana Silva Melillo
Ouro Branco – MG Setembro/2012 1. Introdução
Agregados é a denominação genérica dada aos materiais que são acrescentados ao cimento e a água para se obterem as argamassas e os concretos. Os agregados apresentam-se em forma de grãos, tais como as areias e britas, e devem ser inertes, ou seja, não devem provocar reações indesejáveis. Propiciam uma menor retração das pastas formadas por cimento e água e aumentam a resistência ao desgaste superficial das argamassas e concretos.
A obtenção dos agregados pode ser diretamente na natureza, em leitos de rios ou barrancos (areias e pedregulhos), ou por processos artificiais, como fragmentação ou a trituração de materiais provenientes de extração (britas e areias artificiais). Portanto segundo a sua obtenção os agregados se classificam em naturais ou artificiais. Além dessa classificação, uma das formas de se classificar os agregados é quanto à dimensão dos seus grãos, podendo ser o agregado graúdo ou miúdo.
Os ensaios realizados durante a aula foram o de determinação da composição granulométrica de acordo com a norma NBR 7217, determinação da massa unitária do agregado em estado compactado seco segundo a norma NBR 7810, determinação da absorção d’água e da massa específica do agregado graúdo usando a norma NBR 9937 (MB 2698) e o ensaio de abrasão Los Angeles para agregado graúdo como referencia a norma NBR NM 51; usando uma amostra de pedra britada gnaisse de procedência da Precal Mineração previamente lavada e seca em estufa para evitar que materiais pulverulentos influenciem no resultado.
2. Parte Experimental
2.1 Granulometria agregado graúdo – NBR 7217
2.1.1 Objetivos
A norma NBR 7217 prescreve o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos.
Granulometria, graduação ou