Relatório de materiais
Relatório técnico-2:
Micrografia – Preparação e Exames de amostras
João Pessoa, 16 de junho de 2011
Preparação do corpo de prova.
Escolhemos a seção a ser estudada do corpo de prova,
Embutimento
Embutimos o corpo de prova á frio com resina plástica, para melhor manuseio da peça e para evitar danos as lixas.
Lixamento
Após a montagem do corpo de prova lixamos a peça em uma lixadeira manual, primeiro com a lixa A220 para tirar a oxidação da peça, em seguida com as lixas 320, 400, 500 e por último a 600; ao fim do processo de lixamento a peça foi lavada com água corrente, álcool e algodão, e seca com ar quente; a peça estava livre de riscos, manchas e imperfeições.
Polimento
Depois do processo de lixamento, polimos a peça com Alumina µm, em uma politriz manual com rotações de 150 a 220 RPM. Após o polimento a peça estava completamente livre de riscos de lixamento, com uma aparência espelhada; fizemos a limpeza da mesma com álcool, algodão e secagem com ar quente.
Ataque Químico
Em seguida a peça foi submetida a um ataque químico com ácido Nital, o tempo de ataque foi de 1 minuto; o reagente foi retirado da peça com álcool absoluto. E a mesma foi seca com algodão e ar quente.
Exames ao microscópio
A analise da do corpo de prova no microscópio tinha o intuito de descobrir a coloração dos grãos e com a ajuda da apostila: Micrografia – Preparação e exame de amostras, descobrir a microestrutura da peça.
Objetivo
Esta aula teve como objetivo: Apresentar-nos os equipamentos de ensaios metalográficos, ensinar o preparo de amostras para metalografia microscópica, nos ajudar no manuseio de microscópio metalográficos, determinar o teor de carbono e o tipo da microestrutura do material, determinar o tamanho dos grãos austeníticos do mesmo.
Materiais Utilizados:
• Álcool absoluto