Atuacao do lobby
TRABALHO DE RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS
RESUMO DA OBRA “LOBBY – O QUE É. COMO SE FAZ.“
Felipe França
6º sem noturno
Professor Paulo Regis
Atuação do lobby
O lobby atua na linha ténue que separa a cooptação da corrupção. Operacionalmente ele se vale de vários recursos, como envio de correspondência para políticos e funcionários públicos, contatos pessoais, visitas, realiza eventos institucionais, promove viagens, oferece presentes.
Sentido literal de lobby
Lobby significa ante sala, átrio, vestíbulo, entrada historicamente nesses locais ficavam postulantes a espera de oportunidade de apresentar os seus pleitos aos futuros ministros assessores e outros alto funcionários.
Onde se faz lobby no Brasil
No Brasil, o lobby desenvolve-se com Igual vigor e resultados concretos , na criação de direitos e obrigação em dois planos distintos, mas intimamente interligados:
O plano clássico do poder legislativo
O plano do poder executivo
Sobre o lobby e os lobistas
Por necessidade imperiosa do seu trabalho, o lobistas precisa conviver confortavelmente com todos os agentes do poder que disponham da capacidade de decidir e/ou de influenciar a tomada de decisões de seu interesse.
O que não e lobby
* Trafico de influencias ou intercâmbio de interesses * Jogadas escusas, "por baixo do pano" * Uso de dinheiro para obter favores, "tratamento especial", exceções às regras gerais * Também não e tudo aquilo mais bem caracterizado e entendido, sob a rubrica própria, pelo nome certo de corrupção
Coisas que o lobistas honesto não faz
Nos não ganhamos concorrência
Nos não trabalhamos para anônimos.
Nos não vendemos a nossa consciência
Nos não lavamos dinheiro sujo.
Regras gerais
Planejamento e coordenação
Clareza de objetivos
Compromisso com o que propõe
Dinheiro limpo
Respeito a lei e a probidade
Uniformidade da linguagem
Trafego nos dois sentidos
Respeitar para