Relatório de materiais
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
ENSAIOS COM O CIMENTO PORTLAND
1- INTRODUÇÃO
O cimento Portland deve possuir algumas propriedades físicas e mecânicas para que garanta sua qualidade e desempenho. Tais propriedades são medidas a partir de ensaios de laboratório que devem atender critérios estabelecidos por normas técnicas e em condições específicas.
O cimento Portland composto (CPII),são diferenciados do cimento Portland simples (CPI), pois apresentam, além de sua composição normal, compostos como escória, filer ou pozolana. A combinação de um desses materiais dão ao cimento Portland melhora de suas propriedades.
Neste relatório faz uma analise as propriedades físicas e mecânicas do cimento Portland composto com escoria (CPII-E32) de marca Tupi.
2- OBJETIVO
- Analisar a qualidade de um lote de cimento Portland CP2-E32 de marca Tupi.
3- MATERIAIS E MÉTODOS
Ensaio de Massa Especifica (MB - 346)
O ensaio tem por finalidade determinar a massa da unidade sobre volume do material, definido pela norma NM 23.
Materiais Utilizados:
- Frasco volumétrico de Le Chatelier;
- Querosene;
- Cimento Portland CPII-E32 (Tupi);
- Balança;
- Recipiente;
- Funis;
- Termômetro.
Procedimento:
O ensaio foi realizado duas vezes por operadores diferentes para fim de comparação de resultados. Adicionou-se ao frasco de Le Chatelier, querosene até a primeira graduação do frasco, de forma que ficasse na marca entre 0 a 1 ml. Aferida a medida da primeira graduação, secou-se o inferior do frasco com papel absorvente. Em seguida, pesou-se a amostra de cimento e colou adentro do frasco, onde pode ser observado o aumento do volume do liquido até a segunda graduação do frasco. Assim, foi feita a nova leitura do volume.
Ensaio de Área Especifica (MB – 348)
O ensaio tem o objetivo de determinar a área especifica do cimento que é a medida da superfície total sobre