História da matemática
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
1
2
SENSOS NUMÉRICO & GEOMÉTRICO
Manoel de Campos Almeida
PUCPR
manoel@pucpr.br
Resumo: Humanos possuem uma aptidão inata para lidar com numerosidades: o senso numérico, que compartilham com outras espécies. Possivelmente também têm outra competência inata capaz de lidar com relações espaciais, o senso geométrico. Este trabalho resume as pesquisas sobre a neurofisiologia destes sensos. Palavras-chave: História da Matemática. Educação Matemática. Senso Numérico.
Abstract: Humans have a inborn ability to deal with numerosities: the number sense, that share with others species. Possibly also have another inborn ability to deal with spatial relations, the geometric sense. This work review the researches about the neurophysiology of the these senses.
Keywords: History of Mathematics. Mathematics Education. Number Sense.
Objetos matemáticos
O homem primitivo, ao se defrontar com noções primordiais como número, grandeza e forma, constatou que elas podiam estar relacionadas mais com contrastes do que com semelhanças: a diferença entre uma ovelha e muitas, a desigualdade de tamanho entre um elefante e um rato e a dessemelhança entre a forma redonda da lua e a retilínea de um bambu. Os próprios contrastes pareciam indicar semelhanças: a diferença entre uma hiena e muitas, entre uma ovelha e um rebanho, entre um árvore e uma floresta, sugerem que uma hiena, uma ovelha e uma árvore têm algo em comum: sua unicidade. O reconhecimento da distinção entre um e muitos originou a diferenciação entre singular e plural nas línguas.
O passo seguinte foi a percepção de uma propriedade abstrata que certos grupos têm em comum e que nós denominamos de número. Paulatinamente, o homem reconheceu a existência de analogias; dessa percepção crescente de semelhanças em número e forma brotou a ciência e a matemática.
Números e formas (tais como linhas retas, curvas, superfícies, volumes, esferas, cubos, etc.) são